Todos temos um lugar, uma personalidade e um viver no caminho para a morte.
Segunda-feira, 25 de Maio de 2009

 

    

     Os Portugueses vão de novo este ano ser chamados a eleições:  para as Europeias, isto é, para o Parlamento Europeu;  para as Legislativas, ou seja, para a Assembleia da República (que indirectamente também servem para formar Governo, pelo partido mais votado); e para as Autárquicas, isto é, para o Poder Local.

     A campanha para  as Europeias já começou, já por aí anda, como de costume a gastar-se fortunas, milhões e milhões, a fazer-se promessas e mais promessas que depois não se cumprem ou quando muito só se cumprem minimamente, sendo claro que quem falta mais à verdade, ou totalmente à verdade, são os partidos que são sempre mais elegíveis, os dois maiores. É claro que para as Europeias, as da decorrente campanha eleitoral, o problema das promessas não impressiona nem afecta muito os Portugueses em geral, ou uma grande parte deles, porque são eleições que, ao longo do tempo em que já existem, nunca lhes disseram grande coisa, como se comprova através da sempre elevada taxa de abstenção.

     Quando vierem as Legislativas, aí, sim, já os Portugueses em geral se impressionarão muito mais com as muitíssimo mais elevadas verbas gastas em campanha eleitoral e com as também mais numerosas e mais vastas promessas que, como é usual, não irão ser cumpridas, totalmente ou parcialmente, por quem vencer essas eleições. Quase sempre tem sido assim, em maior ou menor escala, o que tem feito perder ao povo em geral o elevado conceito do voto, dito em democracia, ou até a vontade de ir votar, por se achar, ainda que se queira ter alguma esperança, que vai ser sempre o mesmo tipo de governação, já que os dois partidos que se revezam no Poder apresentam ou têm políticas muito idênticas, embora o que calha a ficar na Oposição se queira fazer e argumente ser diferente, para melhor, claro. É que, actualmente, são dois partidos que, embora se digam e tivessem sido de tendências políticas razoavelmente diferentes, acabaram por ficar praticamente iguais ou semelhantes.

     Quanto às Autárquicas, que são eleições especificamente para o Poder Local, têm a esse nível a sua grande importância e são encaradas sobretudo com a finalidade de desenvolvimento local para o bem das respectivas populações. É claro que também têm a sua quota-parte de promessas que não serão cumpridas.

     Sem dúvida que as Legislativas são em geral consideradas as mais importantes, por servirem para legislar a nível nacional e para formar Governo para o País, e é nestas eleições que o povo em geral deposita ainda ou desejaria depositar razoável esperança para a melhoria das suas vidas, esperança essa que tem vindo, ao longo dos trinta e cinco anos de democracia (de voto), sobretudo mais recentemente, a baixar, a esmorecer, por serem tantas as desilusões sofridas, mormente pelos mais necessitados, e juntamente com a perda de esperança se foi perdendo  algum ou muito apreço ao voto democrático, às instituições democráticas e aos políticos em geral ...

 

 

 

                                                        Democracia

 

 

25 de Abril. Ávidos vivas à democracia.

O povo ia ser livre de todo finalmente,

graças à coragem e ao esforço superingente

dum punhado de militares, da noite para o dia.

 

Não mais as mordaças e o exílio haveria,

não mais a fome, a injustiça, a inculta mente,

era a educação, paz, pão, casa, a toda a gente,

em livres eleições o voto se outorgaria.

 

Hoje, trinta e cinco anos de frias desilusões,

ao livre voto se foi perdendo respeito,

se perdeu apreço e fé nas instituições,

 

se nutre por políticos enorme despeito

— está corrupta a democracia e com restrições,

qual ansiado mas muito enganoso conceito.

 

 

 

 

(Poema meu.)

 

 

 

 

 

 

                                                                                                            Mírtilo

 

 

 

 

 

 

publicado por Mírtilo MR às 16:03

Bom Dia, senhor. Desculpe o ilustre titulo que lhe dou, mas creia, que depois de ler Mértola, eu e a vida , sinto-o mesmo como um elegante senhor. Gostaria de assim o continuar a tratar.


Ainda sem a sua autorização para aqui estar, já resolvi falar mais um pouco. É sobre ELEIÇÕES.

Concordo totalmente com o que afirma sobre elas, as ditas, tão importantes para as vidas de todos nós os portugueses, neste caso, em particular. Nem é uma questão de concordar ou não com o Mírtilo . E sim de constatar e afirmar que tudo quanto escreve é verdade.

Mas, eu creio ou quereria crer, que todos os Portugueses já sabem esta terrível verdade que acaba de expor. Mas... dizem para aí... nos cantos e recantos do nosso pequeno território que ELES os ditos cujos políticos, nos vão continuar a ENGANAR porque os Portugueses irão continuar a votar na MENTIRA descarada de "senhores" que pretendem unicamente ter uma vida de LUXO (e contra isso nada!) - desde que não fosse às nossas custas! Desde que, não fosse através das MENTIRAS Promessas que vão fazendo nas eleições, unicamente no intuito de terem um lugar à sombra (ou será ao sol, aqui?!) - boa altura para eleições. Com as férias aí à porta, vão-se dar bem. ... maaaais uma vezzzzz. Por mim, atirava-os a todos para o Pólo Norte, para ver se refrescavam as IDEIAS ou então se mergulhavam de vez e não voltavam à tona! Não aguento mais as mentiras deles!

Por essa razão:

- COMIGO NÃO CONTAM MAIS PARA VIVEREM À MINHA CONTA. NÃO GOSTO QUE ME ENGANEM! NÃO GOSTO DE SER ENGANADA! E; NÃO GOSTO DE PARASITAS!


Pois é, senhor Mírtilo. Espero a sua compreensão para este meu descaramento. Mas às vezes começo a falar e não me calo. Gostei da suavidade deste lago, que consegue falar do "mal" de um modo tão simples, esclarecedor e quase amoroso.

Continuando com as ELEIÇÕES a que se refere.


Pois é. Uma das coisas que eu nunca entendi, verdadeiramente, foi e é o facto mais do que comprovado e confirmado de que os políticos nas CAMPANHAS ELEITORAIS, nos ENGANAM! E, ENGANAM conscientes de que nos estão a enganar. Pretendem os nossos VOTOS. Pretendem VIVER à Nossa Custa.


O que eu não entendo é porque não são de imediato postos na rua, os que acabaram de ganhar com Base Nas mentiras que nos PREGARAM deviam ser de imediato, todos os portugueses, a dizerem-lhes RUA! JÁ! Para não nos fazerem a todos de parvos, ignorantes e inúteis.

- E se ELES não quisessem sair do POLEIRO a gente ia Todos a Lisboa mete-los lá fora!

Iam pobres, iam ricos
Iam todos os "fanicos"
Em peregrinação ou camião
Para não perder o PÃO
Ia tudo em comunhão
Obriga-los já não a Cumprir e sim a

SAIR!


E.... confunde-me que os portugueses não tomem essa atitude ao verificarem que foram miseravelmente enganados.


Onde está o Nosso Orgulho?!
Onde está o Nosso Brio?!
Onde estamos Nós?!

Os PORTUGUESES?!

Não entendo porque isto nunca foi feito. Compactuamos com aqueles que nos MENTEM propositadamente?! Por acaso somos gente?! Desculpe, Mírtilo. DETESTO política e políticos, exactamente porque estou perfeitamente convencida, que eles não fazem ELEIÇÕES por amor à camisola. Isto é: Por AMOR A PORTUGAL. Eles fazem ELEIÇÕES porque querem :


VIVER SEM TRABALHAR! E, VIVER À CUSTA DO ESFORÇO DE TANTO SER HUMANO. Por isso os detesto. Por isso os considero PARASITAS desta Civilização . E escusam de me vir atirar para os olhos a DEMOCRACIA. Porque.... sei bem o que é e NELA NÃO ACREDITO! - É feita por homens e os homens cada vez estão mais imperfeitos. etc , etc , etc ....


Bem senhor se não achar muito exagerado o meu raciocínio, obrigada. Se achar, obrigada na mesma. A sério que não gosto de política, mas o seu tema e o que expões, despertou.


Prometo olhar a sua Poesia. Mas gosto mais daquelas que retratam a alma. Se o senhor Mírtilo . tiver por aí alguma, agradeço poder ter oportunidade de vir a ler.


Um Bom Dia Para Si e os meus gentis Parabéns pelo seu Lago.

Dona

(ainda me prendem!)
Dona a 26 de Maio de 2009 às 11:13

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 




mais sobre mim
pesquisar
 
Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

12
14
15
16

17
19
20
22
23

24
26
27
29
30



Últ. comentários
Saudade deste amigo.natalia nuno
Caro Amigo:É já tarde que venho responder ao seu c...
Caro amigo, embora tardiamente, quase tudo se sabe...
Poetaporkedeusker:Grato pela visita a esta «sepulc...
MírtiloE se eu te disser que também tenho medo des...
Esqueci-me de dizer duas coisas... ainda estou "a ...
:) entendo, Poeta. Mas eu penso que quero e posso ...
Poeta, é bem verdade! Todos nós vamos cavando as n...
Maria Luísa:Os meus agradecimentos pelas tuas vári...
Poetaporkedeusker:O meu agradecimento, muito atras...
favoritos

PEDAGOGIA DO AFETO

links
subscrever feeds