Todos temos um lugar, uma personalidade e um viver no caminho para a morte.
Segunda-feira, 25 de Maio de 2009

 

    

     Os Portugueses vão de novo este ano ser chamados a eleições:  para as Europeias, isto é, para o Parlamento Europeu;  para as Legislativas, ou seja, para a Assembleia da República (que indirectamente também servem para formar Governo, pelo partido mais votado); e para as Autárquicas, isto é, para o Poder Local.

     A campanha para  as Europeias já começou, já por aí anda, como de costume a gastar-se fortunas, milhões e milhões, a fazer-se promessas e mais promessas que depois não se cumprem ou quando muito só se cumprem minimamente, sendo claro que quem falta mais à verdade, ou totalmente à verdade, são os partidos que são sempre mais elegíveis, os dois maiores. É claro que para as Europeias, as da decorrente campanha eleitoral, o problema das promessas não impressiona nem afecta muito os Portugueses em geral, ou uma grande parte deles, porque são eleições que, ao longo do tempo em que já existem, nunca lhes disseram grande coisa, como se comprova através da sempre elevada taxa de abstenção.

     Quando vierem as Legislativas, aí, sim, já os Portugueses em geral se impressionarão muito mais com as muitíssimo mais elevadas verbas gastas em campanha eleitoral e com as também mais numerosas e mais vastas promessas que, como é usual, não irão ser cumpridas, totalmente ou parcialmente, por quem vencer essas eleições. Quase sempre tem sido assim, em maior ou menor escala, o que tem feito perder ao povo em geral o elevado conceito do voto, dito em democracia, ou até a vontade de ir votar, por se achar, ainda que se queira ter alguma esperança, que vai ser sempre o mesmo tipo de governação, já que os dois partidos que se revezam no Poder apresentam ou têm políticas muito idênticas, embora o que calha a ficar na Oposição se queira fazer e argumente ser diferente, para melhor, claro. É que, actualmente, são dois partidos que, embora se digam e tivessem sido de tendências políticas razoavelmente diferentes, acabaram por ficar praticamente iguais ou semelhantes.

     Quanto às Autárquicas, que são eleições especificamente para o Poder Local, têm a esse nível a sua grande importância e são encaradas sobretudo com a finalidade de desenvolvimento local para o bem das respectivas populações. É claro que também têm a sua quota-parte de promessas que não serão cumpridas.

     Sem dúvida que as Legislativas são em geral consideradas as mais importantes, por servirem para legislar a nível nacional e para formar Governo para o País, e é nestas eleições que o povo em geral deposita ainda ou desejaria depositar razoável esperança para a melhoria das suas vidas, esperança essa que tem vindo, ao longo dos trinta e cinco anos de democracia (de voto), sobretudo mais recentemente, a baixar, a esmorecer, por serem tantas as desilusões sofridas, mormente pelos mais necessitados, e juntamente com a perda de esperança se foi perdendo  algum ou muito apreço ao voto democrático, às instituições democráticas e aos políticos em geral ...

 

 

 

                                                        Democracia

 

 

25 de Abril. Ávidos vivas à democracia.

O povo ia ser livre de todo finalmente,

graças à coragem e ao esforço superingente

dum punhado de militares, da noite para o dia.

 

Não mais as mordaças e o exílio haveria,

não mais a fome, a injustiça, a inculta mente,

era a educação, paz, pão, casa, a toda a gente,

em livres eleições o voto se outorgaria.

 

Hoje, trinta e cinco anos de frias desilusões,

ao livre voto se foi perdendo respeito,

se perdeu apreço e fé nas instituições,

 

se nutre por políticos enorme despeito

— está corrupta a democracia e com restrições,

qual ansiado mas muito enganoso conceito.

 

 

 

 

(Poema meu.)

 

 

 

 

 

 

                                                                                                            Mírtilo

 

 

 

 

 

 

publicado por Mírtilo MR às 16:03

Boa Noite, "senhor"


Eu gostaria de saber se gosto de Mírtilo. Não, senhor! Não é uma brincadeira e sim, uma pergunta que eu gostaria, ser possível, ver esclarecida. É que, eu acho que gosto de Mírtilio (se mirtilio é o que eu penso) um fruto acho que vermelho ou roxo. Silvestre, quanto baste e me agrade.

Quanto à questão Política, estou quase como o comentador manu. Mas, assim como assim, se o senhor me permitir, venho aqui de novo tentar dizer o quanto os "aprecio" aos políticos mentirosos. Peço desculpa mas é isto mesmo que eu penso deles quase todos.


Peço perdão pelo meu modo de aparecer assim como assim, neste espaço. Mas tropecei, assim. Gostei e volto amanhã para ver se posso aqui conversar com o senhor.

Além de gostar dos mirtilos. Gostei muito deste suave e elegante lago. Talvez até aqui coloque um pequeno pensamento que me surgiu, quando vi Mértola pela primeira vez, que foi hoje pela manha (creio).


Também gosto de poesia.



Dona......


nota - li todos os cantos de Mértola. Só fiquei um bocadinho triste porque (desculpe-me, por favor) fala muito de política e pouco de amor. Pode perdoar a ousadia desta criatura desconhecida e atrevida?! Acredite que só estou a escrever livremente, esperando, que me aceite no seu blog.

Gostava de poder ficar por algum tempo. Se o senhor não se importar de conversar com uma desconhecida sobre as questões que aqui apresenta, cá estarei amanhã. Garanto que não tenho nenhuma pretensão, nem de escrita nem de ideias. Apenas aprender.
Anónimo a 26 de Maio de 2009 às 00:55

Dona («Desconhecida»):
Agradeço a sua visita ao meu blogue (vejo que se trata de uma mulher) e também as palavras favoráveis, ou elogiosas, que me dedicou, comungando até com as minhas ideias, pelo menos em parte, sobretudo em política, e não tem de pedir desculpa por aparecer. Pode vir quando quiser, mas não é preciso escrever tanto...
A palavra «mirtilo» (sem acento) é realmente um fruto silvestre, muito existente no Baixo Alentejo e Algarve, de cor arroxeado-violácea ou quase azul-escura (a propósito de azul, quase aposto que a Dona gosta muito da cor azul...), mas Mírtilo (com acento e letra inicial maiúscula) refere-se ao mitológico filho do deus latino Mercúrio (equivalente do grego Hermes), que é base para uma das hipóteses de explicação da origem do nome de Myrtilis, actual Mértola.
Ainda bem que gosta de poesia. Se vier, há-de encontrá-la por aqui.
Um beijo poético para si (e sonhos de cor azul...).

Mírtilo
Mírtilo MR a 26 de Maio de 2009 às 15:07

Em Primeiro de tudo: Um muito Bom Dia. Continua o sol a brilhar lá no alto. Que o continue a iluminar!

Nem sei se agora é instante de escrita. É que estive a ver vídeos da Guerra e da Fome. Não deveria ter visto. Fiquei... chorei e ainda trago agarrado a mim dessas visões de há instantes... a marca da dor.

Lembrei até de escrever algo e escrevi nos meus espaços ocultos ao olhar de terceiros.Começava por: Olhai, humanos! Não é ficção..... e... ao ver aquilo, fiquei com a sensação que todo aquele que dispara a arma como a que recebe o seu projectil no peito, assim como, aquele que a fome devora, SÃO Peças utilizadas por PODERES estranhos macabros e invisíveis (pelo menos aos olhos meus).

Interroguei-me. É muito doloroso o que se está a passar no mundo. É loucura total olhar os humanos a destruir-se uns aos outros a MANDO dessa meia dúzia mais ou menos desconhecida. Esses, sim! Deviam ser destruídos.

OU

Serão eles ou nós! (disto eu não tenho dúvidas)

Desculpe, mas não devia ter visto o que vi. Daqui a pouco começo a apagar. Queria tanto ter respondido de um outro modo às suas respostas. Penso serem das mais bonitas que recebi, por aqui. Li-as ontem e.... fiquei em paz e feliz.

Hoje as coisas correram de outro modo. Mas, como este seu lago é também um local onde se fala da vida, do eu, da politica dos homens e de Mértola, claro, talvez não seja de todo despropositado expressar o meu sentir de momento.


Pois é Mírtilo. Ainda bem que tropecei aqui em Mértola. Já comecei a aprender coisas novas.

Não sabia que o mirtilo existia muito, como diz, no Algarve e Baixo Alentejo. Gostei de saber. Mas sabe que eu não sei porque é que sei o que é um mirtilo, mas sei! (que coisa!!!!)

E sei que gosto! Já provei mirtilo, tenho a certeza. Até sabia que eram mais ou menos roxos.

Agora ri-me. ahahah não estou a falar do Mírtilo! É mesmo dos mirtilos.

Mas eu tenho que pensar nisto melhor. Como conheço eu este fruto e onde comi. A sério que não me lembro. Nem de os ver plantados. Isto há coisas. Será que eu já vivi na outra vida aí pelo Alentejo?! Pode ser...


Bem. Gostei da pequena Aula de História. E, aqui, desconhecia completamente, tudo. Só conhecia mesmo o Mercúrio. Que é um menino simpático na sua figura. Obrigada

Eu não consigo escrever pouco. Tenho sempre que dizer tudo o que sinto. E, nunca consigo dizer nem um terço. Mas vou tentar. Também o Mírtilo não tem que ler. Ai, Desculpe. Mas é verdade! Não sei escrever pouco.

Essa dos sonhos cor de azul.... é bonitaaaa nunca tinha ouvisto. Mas ainda bem que assim é, porque de sonhos e de cor rosa juro que estou fartinhaaaaaaaaa


Seja quem for o Mírtilo (não o volto a chamar de senhor) mas a intenção era mesmo a que diz. Gosto dos cavaleiros da Idade Média e.... senhor... representa para mim, como eu o digo e sinto, algo muito bonito


mas.... eu não o trato mais desse modo


Posso até lhe parecer uma pessoa estranha. Apareço aqui. Falo tão "familiarmente". É verdade. Não o conheço e aqui estou, eu. Bem, eu escrevo pouco nos locais, neste momento, até nada. Mas.... o que fizer fá-lo-ei plenamente como sou.

E Mértola pareceu-me um bom sítio para o fazer.

Mas se por acaso eu vier a ser inconveniente (dou a minha palavra que tudo farei para o não ser) só peço que mo diga delicadamente (parece uma pessoa delicada) e eu sorrindo, compreendendo e aceitando, afasto-me de Mértola. Afinal é bem verdade que este é o seu Lago e não o meu (que nem tenho)

mas gostei das suas águas

fazer o quê?! (não, não sou doida!) mas quase que um dia vou ficar com isto tudo.


Um Lindo Dia Para o Mírtilo e.... OBRIGADA POR ACEITAR AQUI A MINHA PRESENÇA

Dona a 27 de Maio de 2009 às 10:35

Dona:
Está a ficar ou a andar muito bem disposta e neste último comentário, a que estou a responder, mais se nota isso, parece quase menina com brinquedo novo desde que começou a visitar este meu blogue, ou menina a fazer segredo com algo aqui no blogue. Oxalá continue assim, para seu bem. Vê-se que gosta de História ... Eu também gosto e já em tempos falei muito sobre História com uma pessoa, de que ainda me recordo, que publicava fotos históricas na Net que, diga-se a verdade, era muito faladora, isto é, escrevia muito, e um pouco complicada a exprimir-se ..., mas há pessoas assim, e penso que essa pessoa não vai mudar...
Quanto a ter-lhe desejado sonhos azuis, ao que achou graça, bem, isso tinha uma significação escusa, tal como ao ter usado outras vezes a palavra azul, uma delas ao exprimir parecer-me que a Dona gostaria da cor azul.
Apareça sempre que quiser e de novo a aconselho, e não me leve a mal, a que não escreva comentários, ou mensagens, tão extensos, porque podem deixá-la cansada ou deixar confuso o seu «ente», ficando também mais complicado responder-lhe, sobretudo porque a pontuação pela Dona utilizada torna por vezes uma ou outra frase ou expressão de dúbia interpretação. Afora isso, visite este blogue sempre que quiser.
Os meus desejos de que tudo em si e para si corra bem e que ... Mercúrio lhe leve boas mensagens (talvez não saiba, ainda, que uma das funções de Mercúrio era ser mensageiro dos deuses, e para isso tinha asas nas mãos e nos pés).
Um amistoso beijo para si.

Mírtilo
Mírtilo MR a 27 de Maio de 2009 às 18:12

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 




mais sobre mim
pesquisar
 
Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

12
14
15
16

17
19
20
22
23

24
26
27
29
30



Últ. comentários
Saudade deste amigo.natalia nuno
Caro Amigo:É já tarde que venho responder ao seu c...
Caro amigo, embora tardiamente, quase tudo se sabe...
Poetaporkedeusker:Grato pela visita a esta «sepulc...
MírtiloE se eu te disser que também tenho medo des...
Esqueci-me de dizer duas coisas... ainda estou "a ...
:) entendo, Poeta. Mas eu penso que quero e posso ...
Poeta, é bem verdade! Todos nós vamos cavando as n...
Maria Luísa:Os meus agradecimentos pelas tuas vári...
Poetaporkedeusker:O meu agradecimento, muito atras...
favoritos

PEDAGOGIA DO AFETO

links
subscrever feeds